Beleza: um assunto bem complicado de se discutir. Beleza é uma pauta tão inexata e subjetiva que muitas vezes beira o incompreensível. Só pra exemplificar, uma vez em um bar um amigo disse “se liga nessa mina que acabou de entrar”. Eu ri, pois achei que ele estava brincando. Não consegui achar algo de interessante. Mas no ponto de vista do meu amigo, ela era linda. O oposto também já aconteceu. E acredito que já deva ter acontecido com você também que está lendo essa coluna. O artigo começa falando desse assunto porque muita gente acha que beleza basta para ser modelo. Se você tem esse pensamento, sabia que está muito enganadx. Por isso, listo abaixo 10 coisas que você precisa começar a fazer para começar a se embrenhar no complicado mundo da moda:

  1. Seja interessante. A época de “burrinha mas bonitinha” ficou pra trás. As pessoas hoje em dia se interessam sobre suas posições a cerca de diversos assuntos. Fale e escreva direito. Ser modelo significa ser o foco das atenções. Lembre-se de que tudo o que você faz e fala ficará registrado e ganhará o mundo em questão de segundos;
  2. Invista em uma carreira paralela. Por mais que a sua prioridade seja se tornar modelo, você precisa de um plano B. Se você soubesse quanta gente tenta e quanta gente realmente vira modelo…
  3. Invista na sua carreira de modelo. Se a grana tá curta, invista o seu tempo. Google e YouTube são os seus maiores aliados. Assista a shootings, editoriais, dicas de modelos, de poses. Eu canso de ver gente bonita, porém inexpressiva. Ou pior, gente que acha que poses bobinhas que as pessoas postam nas redes servem pro mundo da moda.
  4. Faça o seu portfólio o mais breve possível. Você pode seguir em duas vertentes: conseguir permuta com um fotógrafo ou pagar para um estúdio especializado te fotografar. Independente de qual você escolher (ou do qual o orçamento permitir), pesquise muito bem. Se o trabalho não for bem feito, poderá depor contra a sua imagem.
  5. Fotografe muito! Pode ser com o seu celular mesmo. Só não pode ser selfie, pois você precisará das suas duas mãos livres para posar. Peça a alguém que faça as fotos pra você.
  6. Analise suas fotografias. Seja muito autocriticx. Sempre se pergunte: será que realmente estou posando como modelo? Desconsidere a qualidade da foto e observe apenas suas poses e suas expressões. Compare-as com editoriais famosos. Peça a opinião de pessoas sinceras. Não tenha medo de feedbacks negativos. Eles só farão com que você melhore.
  7. Seja flexível. É compreensível que muita gente não queira mostrar partes do corpo, tão pouco fazer um nu artístico. Existem questões sociais e familiares envolvidas. Mas antes de falar “não” para um job, analise a proposta. O nu na moda é uma realidade e acredite, fica lindo. Estamos em uma época de quebra de tabus. Não estou dizendo pra você concordar com tudo o que vão te propor, mas sim para repensar alguns conceitos.

Antes de partirmos para o oitavo tópico, quero falar de algo importante: abordagens impróprias de fotógrafos e agentes. Acontece muito em grupos de permuta em redes sociais. As vezes é um ninguém que comprou uma câmera e se autoproclamou fotógrafo. Ele convida para ensaios de nu artístico mas não tem uma proposta, um objetivo, não sabe onde irá publicar, proíbe modelo de levar acompanhante, sugere lugares isolados e não tem equipe. Corra desse tipo de proposta. É furada! Volto a repetir porque é importante. Recebeu um convite, INVESTIGUE! Vá na internet e puxe a capivara, sem dó.

  1. Entregue-se. Durante um casting e/ou shooting, deixe todas as suas neuras em casa. Não sinta vergonha do seu corpo. Não sinta vergonha de se expressar. Seja confiante e dê o seu melhor. Está acima do peso? Não esconda isso. Se você já pisou no estúdio é porque foi pré-selecionadx. Então trabalhe com o que você tem. Complexos e traumas do corpo só vão levar seu sonho de modelar pro ralo.
  2. Varie nas expressões durante o casting. Ficar só sorrindo não pega bem. Volto a falar: pesquise e treine expressões.
  3. Sou fotógrafo de moda, por isso me sinto na obrigação de dirigir bem a quem eu fotografo. Só que quando eu tenho que me forçar ao máximo pra dirigir alguém, significa que a pessoa é nota zero em desenvoltura. Tome a iniciativa das poses. Ir pra um estúdio ou set sem ter pelo menos 10 poses decoradas demonstra total desinteresse em modelar. Pergunte ao fotógrafo onde é a fonte principal de luz e se solta. Lembre-se que num casting você está sendo analisadx. Quanto mais você surpreender de forma positiva, melhores serão suas chances.

 

Quer saber se está errando em algo? Clique aqui e veja 10 coisas que você precisa parar de fazer para se tornar modelo.

Clique aqui e leia mais artigos do nosso blog de Estilo & Comportamento

Pin It on Pinterest