O Momento de Fotografar a Coleção
O Momento de Fotografar a Coleção Já abro esse artigo afirmando: o
Esse é um assunto muito amplo, mas vamos tentar resumir aqui. A identidade visual pode estar atrelada somente à sua marca, mas também pode ser uma identidade visual relacionada a uma campanha sazonal. A identidade visual abrange cores, slogans, atitude, forma de se comunicar com o público, filosofia da empresa, entre muitas outras coisas.
No caso da fotografia é importante seguir uma linha de identidade visual para que quando os seus clientes vejam uma fotografia, logo a relacionem com a sua marca ou sua campanha.
As peças e acessórios que você vende inclusive já fazem parte da identidade visual. Quando você for fotografar essas peças com modelos, defina qual a mensagem que esses modelos devem passar.
Se você ainda está em dúvida, não se preocupe. Quando for contratar a sessão de fotos para a sua marca conversamos mais sobre o assunto.
Vamos começar respondendo de forma objetiva: o Editorial de Moda é a identidade da sua campanha e o Lookbook é a apresentação do seu produto.
Agora vamos entender mais a fundo, começando pelo Editorial de Moda:
Essa modalidade tem um apelo visual diferenciado, pois não necessariamente vai mostrar suas peças de roupa como um produto, mas sim como um estilo de vida, uma atitude. Isso pode ser feito de diversas formas. Para citar alguns exemplos, um editorial pode ser feito com uma iluminação diferenciada e até mesmo colorida, numa locação que valorize a identidade visual da sua campanha e da sua marca, com cenários montados em estúdio, etc.
Antes de contratar um editorial de moda, tenha o script pronto. Para isso você pode contratar um profissional ou uma empresa de marketing, um diretor de arte ou você mesmo pode pesquisar referências, locações e objetos de cena para o editorial.
Pode ser utilizada uma coloração diferenciada na pós-produção das imagens afim de climatizar as cenas de acordo com o propósito da campanha. As poses e expressões dos modelos também deverão contribuir para passar a mensagem desejada. Por se tratar de uma campanha, costuma-se fazer uma quantidade menor de fotos.
Agora vamos falar sobre o Lookbook:
Aqui é aonde a atenção é voltada para o caimento e os detalhes das roupas e/ou acessórios da sua loja. O fundo precisa ser neutro para que toda a atenção seja voltada para a peça. Os modelos podem até apresentar expressões de rosto e corpo, porém deve-se tomar cuidado para não esconder pontos-chave da peça como estampas, costuras ou bordados.
Ao contrário do Editorial de Moda, no Lookbook toda a coleção da loja é fotografada (ou pelo menos a maioria das peças) e utiliza-se a mesma iluminação pra todas as peças. A iluminação também precisa valorizar os detalhes e o caimento das peças.
Já o fundo pode ser mudado, mas no máximo duas vezes para não ficar fora de padrão.
Quando você já tem um plano traçado. Mas calma que vamos te ajudar nisso também. Você pode utilizar as fotografias do Editorial de Moda numa campanha publicitária já planejada, pode utilizar na home page ou destaques do seu site, em impressos como folders e revistas e até mesmo nas redes sociais da sua loja. Ou em tudo isso junto, afinal quanto mais abrangente for a sua campanha, melhor.
Quando o seu objetivo é mostrar as peças que a sua loja vende. É ótimo para alimentar o seu e-commerce e também para fazer postagem das peças no Instagram.
Sim. Principalmente se for produzir um Editorial de Moda. Os modelos profissionais saberão interpretar a direção do fotógrafo e/ou do diretor de arte e entregar a expressão que a sua campanha pede.
Até mesmo pra Lookbook é altamente recomendado que se contrate modelo profissional. Porém, caso você opte por colocar uma pessoa que não seja modelo, opter por alguém que já tenha tido uma vivência com fotografia e que seja desinibida. Atente-se ao caimento da roupa também.
Uma alternativa à modelos seria a contratação de atrizes ou atores. Mas veja se os mesmos estão alinhados com o objetivo da campanha e possuem vivência em moda.
Não. Você deverá entrar em contato com agências, solicitar o composite das modelos que você gostou e nos enviar para aprovação. Após esse processo, toda a tratativa de contratação deverá ser feita diretamente com a agência que você escolheu.
Somente em formato digital através de link para download. As fotos serão enviadas em formato JPG nas versões em alta que são boas para impressão e uma versão pra Instagram já com o tamanho de arquivo e corte certo para a plataforma.
Caso você tenha uma equipe para fazer a edição, podemos enviar os arquivos originais também.
As peças devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência já passadas. Aqui no estúdio as mesmas serão dispostas em araras na sequência em que deverão ser fotografadas. Caso a sessão de fotos seja feita com mais de uma modelo no dia, as peças deverão ser separadas por modelo.
O estúdio conta com um steamer para tirar pequenos amassados. Porém não resolve em caso de marcas fortes na roupa ou vincos. Não serão feitos retoques ou correções na roupa na pós-produção. Por isso é importante que a roupa esteja bem apresentável no momento da foto.
A produção de moda fica a cargo do cliente ou de um profissional de produção de moda contratado pelo mesmo.
Dica: atente-se a amassados, vincos indesejados, etiquetas e fiapos.
O Momento de Fotografar a Coleção Já abro esse artigo afirmando: o
Hora de criar sua marca de moda Na minha última postagem falei
Você resolveu virar fotógrafo. E agora? Claro que sempre defenderei que a
Copyright © 2024 Echoes Fotografia. Todos os direitos reservados.
Nos chame no WhatsApp