fotógrafo de moda

Hora de criar sua marca de moda

Na minha última postagem falei um pouco sobre a jornada para começar a empreender no ramo da moda. Agora chegou o momento de efetivamente criar a sua marca. É lindo de ver uma nova identidade visual nascendo, mas dá trabalho.

Você vai precisar pensar num nome, num slogan, nas cores padrão, na linguagem com a qual você irá se comunicar com seus clientes e nas imagens para a divulgação da sua coleção. Mas não quero me meter em assuntos que eu não tenho um total domínio. Apesar de ter aprendido muito sobre marketing e branding nesses últimos anos, não me sinto confortável e nem confiante para dar direcionamentos. O conselho que eu dou caso você não tenha um profissional de marketing para te orientar é que pesquise bastante sobre isso. A internet é uma excelente fonte de conhecimento, então aproveite-a ao máximo.

Mas tem algo aí que eu falei no qual eu sou autoridade no assunto: as imagens para divulgação da sua coleção. E tira da sua cabeça a ideia de fazer fotos pelo celular mesmo hein! Isso é nada profissional e vai passar logo de cara uma imagem errada para os seus clientes.

Chegou o momento de decidir se você irá fazer um editorial de moda, um lookbook ou as duas coisas. Ainda não se localizou? Não tem problema, eu explico: editorial de moda são fotografias pensando no marketing da sua empresa, mostrando modelos inseridos em um contexto e apresentando a atitude da sua marca. Obviamente que os modelos estarão vestindo suas peças.

Já o lookbook é um tipo de fotografia onde o foco é mostrar as peças da sua coleção. Pode até fazer algumas poses fora do padrão, expressões de rosto diferentes, porém jamais abrir mão da meta que é apresentar o produto que está vendendo.

Fashion Photography

Contrate Lookbook e Editorial de Moda na Echoes

Pra facilitar mais a sua vida, vou deixar um vídeo aqui embaixo onde eu explico isso de forma mais detalhada:

Você vai precisar se preparar para fazer alguns investimentos que serão fundamentais (e recorrentes), como a contratação de um estúdio especializado em fotografia de moda, contratação de modelos profissionais (eles farão toda diferença) e maquiadora profissional.

 

Colocar aquela sua amiga ou prima que é bonita mas não é modelo para posar pra você será um gigantesco tiro no pé. Acredite, eu já vivenciei muito isso. Quando falamos de modelo a aparência vem em último lugar. Não quero dizer que aparência não seja importante e sim que, se são modelos, logo têm a aparência que o mercado precisa. Mas muito mais importante que isso, modelos possuem treinamento específico e experiência no set de fotografia. Saberão fazer as poses corretas e corresponderão muito bem à direção do fotógrafo.

Cabe ao fotógrafo também saber fazer uma boa direção e iluminação. Por isso volto a dizer: faça com um estúdio especializado e não com o mais barato que você achou na internet.

 

Percebe que tudo deve funcionar como uma engrenagem perfeita? Se uma peça estiver fora dos padrões todo o resto para de funcionar. Mas não pense nisso como um gasto e sim como um investimento. Algo que vai passar uma imagem de comprometimento e seriedade para o seu cliente.

 

Aqui na Echoes nós temos mais de 10 anos de experiência em fotografia de moda. A qualidade das fotografias que entregamos é responsável por fidelizar mais de 150 clientes somente no seguimento da moda. Por isso fazemos o convite para acessar nossa página e conhecer mais sobre o belo trabalho que realizamos aqui.

 

Obrigado pela sua leitura e bons negócios!

Obrigado por acessar o blog da Echoes Fotografia. Veja a seguir mais artigos que possam ser de seu interesse:

Sobre o autor deste artigo:

Diego Fernandez

Diego Fernandez

Natural de São Caetano do Sul, Diego Fernandez é fotógrafo profissional desde 2012. Começou sua carreira trabalhando com tecnologia, porém nunca deixou de lado sua paixão pela fotografia. Tem por vocação fotografar pessoas, por isso sempre enveredou para retrato e fotografia de moda. Foi inspirado principalmente por fotógrafos latinos e europeus como Sebastião Salgado, Mário Testino e Peter Lindbergh.
Diego Fernandez

Diego Fernandez

Natural de São Caetano do Sul, Diego Fernandez é fotógrafo profissional desde 2012. Começou sua carreira trabalhando com tecnologia, porém nunca deixou de lado sua paixão pela fotografia. Tem por vocação fotografar pessoas, por isso sempre enveredou para retrato e fotografia de moda. Foi inspirado principalmente por fotógrafos latinos e europeus como Sebastião Salgado, Mário Testino e Peter Lindbergh.