Retrato Corporativo: O que é e para quem se destina

Retrato Corporativo é a forma como você irá se apresentar enquanto profissional. Destina-se a todas as pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho.

Bom, a resposta curta e objetiva é essa acima. Agora vamos entrar mais a fundo no assunto e entender melhor o motivo pelo qual todo profissional deve fazer o seu retrato corporativo. Existem vários pontos importantes que devemos mencionar aqui. Por mais que eu não os vá colocar por ordem de importância, eu quero começar por um tópico que eu considero fundamental: o seu marketing pessoal.

Marketing Pessoal

Quando falo de marketing pessoal vou muito além da fotografia. O marketing pessoal está ligado à forma como você se apresenta, a sua postura perante o mercado de trabalho e à sociedade, sua forma de se vestir, os cuidados pessoais e até mesmo o teor do conteúdo daquilo que você publica em suas redes sociais.

Trazendo isso para o universo da fotografia, faz parte do seu marketing pessoal se apresentar como autoridade na profissão que desempenha e mostrar o quanto a leva a sério. Imagino que algumas pessoas nesse momento estão se questionando: “Peraí, eu tenho que ser bom ou parecer que sou bom? O mercado se impressiona só com imagens?”.

Esteja você levantando esse questionamento ou não, aqui vai a resposta: você tem que ser bom, parecer bom e sim, o mercado se impressiona com a sua imagem. E tudo o que você quer causar é uma boa impressão. E se você já tá encostando numa parede branca e pedindo pra alguém tirar uma foto sua com o celular, respire fundo e continue lendo.

Dra. Giovana Locatelli - Dermatologista

O que é Retrato Corporativo

É uma modalidade da fotografia profissional que visa retratar a pessoa de forma que passe uma mensagem de autoridade no assunto da profissão que desempenha ao mesmo tempo que dialoga com o segmento do mercado em que atua, ou seja, o público-alvo.

O Retrato Corporativo pode ser feito em estúdio ou no ambiente de trabalho. O Retrato Corporativo no estúdio tem uma flexibilidade grande pois serve para a maioria das ocasiões e a característica principal é que o fundo é neutro, o que faz com que toda a atenção seja direcionada para o profissional retratado.

Fazer o retrato no ambiente de trabalho também é muito interessante, pois te insere no contexto da sua profissão. E caso você seja um profissional autônomo ou proprietário da empresa, é também uma forma de divulgar o seu espaço.

Só para lembrar: retrato corporativo não é apenas para profissionais liberais e donos de empresa. Falaremos disso mais a frente.

Mas para que o objetivo seja atendido não basta somente colocar a sua melhor roupa e fazer uma foto. Um briefing com o profissional precisa ser feito antes da sessão de fotos, pois em cima do que for discutido será feita a direção. Como eu já disse, a fotografia precisa “conversar” com o seu público, além de te mostrar como autoridade.

É aí que entra a importância de um estúdio especializado nesse segmento. Aqui na Echoes por exemplo, temos tradição em retrato corporativo e já sabemos tudo que funciona e o que não funciona para os profissionais de diversos segmentos que vêm fotografar aqui.

Vamos exemplificar melhor. Um dos segmentos que mais fotografamos aqui são profissionais do direito. Logo vêm à cabeça aquela pose de autoridade, braços cruzados, olhando firme para a objetiva e a câmera mais baixa que o assunto para parecer que a pessoa está olhando de cima. Mas será que isso é convidativo? Provavelmente não. É nesse momento que começamos a nos atentar nos detalhes mais sutis ao dirigir a cena, pois o profissional precisa passar firmeza, confiança e ao mesmo tempo se mostrar acessível.

Outro segmento que nos procura bastante são esteticistas. Ao contrário do exemplo acima, profissionais desse segmento precisam passar uma imagem de bem-estar, aceitação e uma dose de alegria. Mas colocar uma esteticista com um sorriso exagerado pode passar uma imagem de insegurança. Aqui novamente entra a magia da direção (que não tem magia alguma, só habilidade do fotógrafo mesmo). Achar o ponto certo do sorriso, a posição das mãos e a linguagem corporal como um todo são fundamentais para termos um ensaio bem-sucedido – e que venda a sua imagem!

Compre Retrato Corporativo

Clique no botão abaixo e conheça as soluções da Echoes para Retrato Corporativo.

Onde utilizar o Retrato Corporativo

A imensa maioria dos clientes procura por retrato corporativo para colocar no perfil do Linkedin. E sem dúvida a plataforma é uma das principais ferramentas de networking corporativo da atualidade. Porém, lembre-se que se você fez o seu retrato corporativo, está com um ativo poderoso no seu acervo. Então utilize o retrato corporativo onde mais você achar interessante. Afinal, as oportunidades podem surgir de outras fontes além do Linkedin. Você pode colocar no perfil e, porque não, no feed do seu Instagram e Facebook por exemplo.

Agora imagine outra situação: você recebeu um convite para participar como host em um congresso do segmento em que atua. É uma grande oportunidade de apresentar seu conhecimento a leads importantes. Aí para fazer o material de divulgação, pedem uma fotografia sua. Esse material vai para o site, vai ser impresso e terá ampla divulgação nas redes sociais. Você simplesmente não pode enviar qualquer foto. E apaga, é sério, apaga da sua mente a ideia de mandar uma foto de celular. Você leva a sério a sua profissão e precisa de um retrato que está ao nível do seu profissionalismo. Lembre-se das impressões das quais falei lá no começo. As pessoas primeiro compram a imagem e depois o conteúdo.

Os exemplos de onde utilizar são muitos. Para citar só mais alguns e irmos para o próximo tópico, você pode utilizar o retrato corporativo no seu perfil profissional da empresa (Outlook e Teams), em algum artigo ou livro que vá escrever, em um produto ou serviço novo que deseja lançar e no seu site.

Fábio Augusto - Analista de Tecnologia da Informação
Gisele Miriam - Coach

Para quem se destina o Retrato Corporativo

Não há uma regra para isso. Seja você colaborador, profissional autônomo, diretor, gerente ou proprietário de uma empresa, o Retrato Corporativo é para você. É uma imagem limpa, de alta qualidade, bem iluminada e bem dirigida. E uma boa imagem vai te ajudar a fechar bons negócios, passar seriedade em uma entrevista de emprego e passar confiança para seus leads.

Coloque-se no lugar do seu cliente por alguns instantes. Imagine que você quer fazer algumas modificações no seu imóvel e decide procurar por um arquiteto. Irão aparecer algumas opções. Alguns se apresentarão com uma fotografia feita pelo celular, lavada, sem textura, sem volume. Nem vou falar daquelas fotos de celular que a pessoa está encostada na parede e aparecem os azulejos da cozinha ao fundo. Mas ali no meio desses arquitetos você encontra um perfil com uma fotografia profissional, com uma iluminação impecável e uma expressão que te passa confiança. Obviamente que você vai entrar em contato com esse. Os outros, por mais que possam ser tão bons quanto, parecerão amadores em suas fotos de smartphone.

Consegue entender o poder de uma imagem? Não canso de repetir, o Retrato Corporativo é para você. Obviamente que só ter um bom retrato não vai te garantir sucesso na carreira, mas com toda certeza te abrirá um caminho para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer o excelente profissional que você é.

Um forte abraço e bons negócios!

Obrigado por acessar o blog da Echoes Fotografia. Veja a seguir mais artigos que possam ser de seu interesse:

Sobre o autor deste artigo:

Diego Fernandez

Diego Fernandez

Natural de São Caetano do Sul, Diego Fernandez é fotógrafo profissional desde 2012. Começou sua carreira trabalhando com tecnologia, porém nunca deixou de lado sua paixão pela fotografia. Tem por vocação fotografar pessoas, por isso sempre enveredou para retrato e fotografia de moda. Foi inspirado principalmente por fotógrafos latinos e europeus como Sebastião Salgado, Mário Testino e Peter Lindbergh.
Diego Fernandez

Diego Fernandez

Natural de São Caetano do Sul, Diego Fernandez é fotógrafo profissional desde 2012. Começou sua carreira trabalhando com tecnologia, porém nunca deixou de lado sua paixão pela fotografia. Tem por vocação fotografar pessoas, por isso sempre enveredou para retrato e fotografia de moda. Foi inspirado principalmente por fotógrafos latinos e europeus como Sebastião Salgado, Mário Testino e Peter Lindbergh.

© Copyright 2023 – Echoes Fotografia. Todos os direitos reservados.